Ai como eu amo o Bolo Mil Folhas, espero que vocês amem essa receita tanto quanto eu:
Ingredientes do Bolo Mil Folhas:
Massa folheada: 500 g de farinha de trigo 250 ml de água fria ou gelada 01 colher de sopa de gradina folheada (gordura própria para massa folhada) 03 gemas 01 pitada de sal Pasta de gradina: 400 g de gradina folheada 150 g de farinha de trigo Creme de confeiteiro: 01 litro de leite 08 gemas peneiradas 100 g de amido de milho 350 g de açúcar Creme de chantilly: 500 ml de creme de leite fresco ½ xícara de chá de açúcar 01 colher de sobremesa de essência de baunilha Montagem: 03 placas de massa folheada assada Creme de confeiteiro Creme de chantilly
Açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Massa folheada: Coloque o sal, a farinha e a gradina no processador e misture. Em uma vasilha misture as gemas e a água com um garfo. Junte esse líquido aos ingredientes do processador que deve estar em movimento. Quando formar um bolo de massa firme girando em volta da hélice do processador, desligue. Retire essa mistura do processador e sove com as mãos até ficar uma massa lisa e homogênea, corte ao meio, remodele formando um disco e deixe descansar por 15 minutos. Cubra com um pano. Pasta de gradina: Bata a gradina na batedeira por 10 minutos, acrescente a farinha de trigo, aos poucos, com auxílio de uma colher. Separe uma das porções da massa básica (que descansou) e abra com o rolo polvilhando farinha, ora sobre a massa, ora sobre a superfície sobre a qual está sendo trabalhada, evitando assim que grude. Passe a pasta de gradina sobre a massa básica com a espátula de metal espalhando muito bem. Enrole a massa (comece com uma dobra de 01 cm). Divida esse rolo em duas ou três partes, cortando com uma faca, embale cada rolinho separadamente em papel alumínio, deixando o lado fosco para fora. Leve-os à geladeira por 12 horas antes de assar ou direto no freezer para congelar. Para assar a massa que foi congelada, descongele-a em temperatura ambiente (ou na geladeira, se for de um dia para o outro), abra com um rolo, faça furos com a ponta de um garfo e, em seguida, leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido, durante 25 a 30 minutos. Creme de confeiteiro: Em uma panela coloque o leite, as gemas, o amido de milho e o açúcar. Leve ao fogo alto mexendo sem parar. Quando começar a ferver e a engrossar, diminua o fogo e mexa até obter um creme liso, brilhante e homogêneo. Apague o fogo, acrescente o rum e as essências de rum e baunilha. Despeje em uma vasilha refratária e cubra com um filme plástico (encoste-o no creme, para não deixar vácuo entre o creme e o plástico). Espere esfriar por completo. Para rechear o bolo, bata esse creme rapidamente em uma batedeira até deixá-lo bem cremoso, com a consistência ideal de recheio. Creme de chantilly: Na batedeira em velocidade média, bata o creme de leite e o açúcar por 08 minutos ou até que fique um creme firme. Evite bater demais para não correr o risco de talhar, acrescente a baunilha. Esse recheio deve ser feito na hora de montar o bolo. Montagem:
Centralize o cortador sobre uma das placas e corte de uma vez (com movimentos circulares) para não quebrar. Com uma faca retire o que sobra da parte externa do aro, repita o processo mais duas vezes com as outras duas placas. O bolo é montado da seguinte maneira: sobre o suporte plástico giratório, coloque a placa circular de alumínio e sobre ela o aro, dentro do aro acomode uma camada de massa folheada e por cima o creme de confeiteiro “bem servido”. Acrescente o creme de chantilly e por fim, coloque o último disco de massa folheada, coloque o lado liso para cima e o irregular para baixo. Retire o aro devagar e com muito cuidado, com uma peneira polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre o bolo para fazer a cobertura.
Para mais receitas assim, não deixe de visitar o Varanda do Bolo!